Fachin manda governo do rio prestar esclarecimentos sobre a operação na maré
13/06/2024 10:52 em MUNDO

Ministro do STF solicita informações ao governador Cláudio Castro sobre operações policiais na Maré

Na noite de terça-feira (11), Luiz Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o governador Cláudio Castro (PL) fornecesse informações a respeito das operações estaduais na Maré. Na quarta-feira seguinte (12), o complexo de favelas enfrenta operações policiais pelo segundo dia consecutivo.

Ontem, uma operação do Bope contra criminosos de roubo de veículos resultou em 3 fatalidades e 24 indivíduos presos.

Como retaliação, os traficantes bloquearam a Avenida Brasil e as linhas Vermelha e Amarela.

 

"Intime-se mediante ofício, com urgência, a ser remetido pelo meio mais célere possível, o excelentíssimo governador do Estado do Rio de Janeiro, para que tome ciência da petição protocolada neste tribunal e informe de pronto, nos autos, as providências tomadas", escreveu Fachin na decisão.

 

Fachin está examinando uma solicitação do PSOL e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que busca estabelecer diretrizes para operações futuras na Maré. O pedido, entre outras medidas, exige que os policiais usem "câmeras corporais" que gravem continuamente, que ambulâncias estejam presentes durante as operações e que os locais onde ocorreram mortes sejam mantidos intactos para investigação.

 

A solicitação foi feita no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, também conhecida como ADPF das Favelas. Nesse caso, no qual Fachin é o relator, o STF definiu parâmetros para a execução de operações policiais em favelas do Rio de Janeiro.

COMENTÁRIOS