Arqueólogo encontra a localização de Sodoma e Gomorra através de versículo da Bíblia
MUNDO
Publicado em 17/07/2023

O arqueólogo Steven Collins, reitor da Faculdade de Arqueologia da “Trinity Southwest University”, nos Estados Unidos, participou de um programa transmitido pela emissora TBN, apresentado por Joel Rosenberg, onde contou ter encontrado a localização das cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra.

De acordo com relatos da Bíblia, Sodoma e Gomorra foram duas cidades destruídas por Deus devido aos seus muitos pecados. Apenas Ló e sua família foram poupados, ensina o texto sagrado.

Cientistas procuravam evidências da existência dessas duas cidades há séculos. Segundo Steven Collins, essas evidências foram encontradas nos últimos anos, sendo os estudos dele parte desse sucesso.

Tudo começou em 2001, quando Steven resolveu seguir um caminho diferente do adotado pelo também arqueólogo William Albright, que tentou encontrar as cidades de Sodoma e Gomorra em 1924, mas sem sucesso.

Steven disse que o erro de William não foi ter prestado atenção em um dos relatos bíblicos, precisamente o de Gênesis 13:10, onde está escrito: “Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra”.

“Aqui está o problema com a localização de Sodoma por William. Ele nunca, jamais fornece uma interpretação do capítulo 13 de Gênesis, que é o mapa verbal para chegar à cidade de Sodoma”, comentou Steven.

“A pergunta apropriada a se fazer no local de Sodoma é: ‘Onde estava Ló quando levantou os olhos e viu que toda a planície do Jordão era bem regada?’ Em Betel e Ai”, explicou o arqueólogo.

 

Encontradas

A chave para encontrar a localização das cidades, segundo Steven, foi a precisão dos detalhes no texto da Bíblia. A Palavra de Deus, segundo o arqueólogo, serviu como um mapa para a sua equipe, algo que mais uma vez demonstra o nível de confiabilidade do texto sagrado.

“Na verdade, foi o texto bíblico que nos colocou neste local. Nós simplesmente navegamos pela geografia”, contou o professor. “Quando você pensa em Sodoma, primeiro você vai ao texto. Por quê? Porque a Bíblia é o único lugar, o único texto antigo, que sobreviveu com o nome Sodoma nele”.

Comentários