Elon Musk revela que o humanóide IA 'Optimus' da Tesla pode dobrar camisas;
MUNDO
Publicado em 19/01/2024

O CEO da Tesla, Elon Musk, publicou esta segunda-feira na rede social X um vídeo em que um protótipo do robô humanóide
Optimus-Gen 2 apresenta uma nova função: agora sabe dobrar roupa.

"Optimus dobra uma camisa", lê-se na publicação. Num segundo tweet,
Musk especificou que, até à data, o andróide desenvolvido pela Tesla não pode realizar esta ação de forma autónoma, mas prometeu que no futuro "sem dúvida" será capaz de dobrar roupas de forma independente. Além disso, enfatizou que não será necessária uma mesa fixa com uma caixa que contenha apenas uma camisa, mas sim que poderá fazê-lo em um ambiente arbitrário.

Em Dezembro passado, o magnata revelou outras novidades do Optimus, que conta com sensores e actuadores melhorados, permitindo-lhe mover-se 30% mais rápido que o seu antecessor. Em uma pequena demonstração, o robô é visto realizando um agachamento, mantendo o equilíbrio movimentando o pescoço e até dançando ao ritmo de uma música.

Anteriormente, Elon Musk afirmou que o andróide medirá 1,72 metros de altura, pesará cerca de 57 quilos, será capaz de transportar até 20 quilos de carga e se deslocará a uma velocidade máxima de 8 km/h. Por sua vez, anunciou que seria "fácil de usar" e que seria equipado com "braços de nível humano", "câmeras de piloto automático" em vez de olhos e um
"computador autônomo completo" que desempenhará a função de o cérebro.

Comentários