Rússia desconecta internet em teste de programa que desliga país da rede mundial
Publicado em: 25/12/2019 15:06
Para testar um novo programa que pretende desligar a Rússia da rede mundial de computadores, o país desconectou a internet de parte do seu território no último dia 23. O RuNet, pretende fortalecer as defesas cibernéticas russas, oferecendo infraestrutura digital para que o país possa acessar a rede de forma autônoma, sem acesso ao sistema DNS global e à internet externa.
Com isto, o país teria mais controle sobre o tráfego de dados enviados por cidadãos e organizações russas, que circularão apenas dentro do país, ao invés de serem roteados internacionalmente.
Alguns críticos consideram a medida perigosa. Segundo eles, a Rússia pode se tornar digitalmente isolada do resto mundo. Além disso, o governo teria acesso total a todos os dados de acesso de qualquer pessoa no país.
O teste acontece depois da aprovação de um projeto de lei que estabelece mudanças ténicas necessárias para que a internet russa seja operada de forma independente, apresentado ao Parlamento no ano passado.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.