MORTES EM TERREMOTO MAR EGEU
MUNDO
Publicado em 30/10/2020

Terremoto no Mar Egeu é sentido na Turquia e na Grécia; há mortos e mais de 600 feridos

Prédios desabaram na cidade de Izmir, na Turquia. Tremor chegou a ser sentido em Istambul, a maior cidade do país. Mortos chegam a 14.

O forte terremoto de magnitude 7 que atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) deixou 14 mortos na Turquia e na Grécia, informaram autoridades locais. Estima-se que mais de 600 pessoas tenham ficado feridas. Houve desabamentos e inundações, segundo agências de notícias.

Entre os mortos, estão dois adolescentes que morreram atingidos por um muro que caiu na ilha grega de Samos, com 45 mil habitantes. "Palavras são muito pobres para descrever o que se sente ao perder um filho", disse o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis.

Os danos foram ainda piores em Izmir, terceira maior cidade da Turquia, onde o terremoto deixou 12 mortos. Com o tremor, as pessoas correram para as ruas para fugir dos desabamentos. Uma rede de televisão turca mostrou a queda de um prédio na região central da cidade.

De acordo com o governador de Izmir, Yavuz Selim Kosger, mais de dez prédios desabaram na região. Ao menos 70 pessoas já foram resgatadas dos escombros.

Nas redes sociais, perfis publicaram vídeos que mostram quedas de edifícios em Izmir. Nuvens de poeira e detritos se formaram em algumas partes da cidade. O tremor também foi sentido em Istambul, a maior cidade da Turquia, mas não houve relatos de danos significativos.

Mesmo em tensão por disputa de águas territoriais no Mediterrâneo, autoridades da Turquia e da Grécia trocaram condolências e ofereceram ajuda mútuas. O premiê grego disse que telefonou ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora atividade sísmica em todo o mundo, o tremor teve magnitude 7 e o epicentro estava a uma profundidade de 10 quilômetros, a 33,5 quilômetros da costa.

A informação diverge ligeiramente dos dados do órgão turco de monitoramento. Segundo as autoridades locais, o epicentro estava a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros.

Comentários