O G1 irá publicar na próxima sexta-feira (1º) textos sobre a posse de prefeitos e de vereadores em cada um dos 5.568 municípios brasileiros. Isso será possível graças a um modelo de automação que se utiliza de inteligência artificial criado em conjunto com a área de Tecnologia da Globo. A iniciativa do G1 foi adotada pela primeira vez no primeiro turno das eleições municipais. Na ocasião, textos automatizados apontaram o nome do prefeito eleito, o partido, o número de votos recebidos, bem como a idade, o estado civil, o grau de instrução, a profissão e o patrimônio declarado do candidato vitorioso.
Desta vez, haverá mais informações: o texto também contemplará ocupação e patrimônio do vice-prefeito, apontará qual partido detém a maior bancada, a quantidade de vereadores por partido, a relação de vereadores eleitos e também informações sobre o município, como população, Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Os textos automatizados também serão gerados em municípios em que a eleição para prefeito ou para vereador está pendente de recurso na Justiça Eleitoral. Para que isso seja possível, houve uma colaboração de profissionais de diversas áreas da Globo. Um projeto foi trabalhado por meses para que os textos tenham as informações corretas e estejam totalmente precisos.