Suíça detecta primeiro caso de variante brasileira do coronavírus
MUNDO
Publicado em 10/02/2021

Ao menos outros nove países já registraram casos de Covid-19 ligados à cepa identificada pela primeira vez no estado do Amazonas.

 Enfermeiro realiza teste PCR em paciente do Hospital de la Tour para diagnóstico da Covid em Genebra, Suíça, em foto de 26 de novembro de 2020 — Foto: Denis Balibouse/Reuters/Arquivo

A Suíça detectou um primeiro caso da variante brasileira do coronavírus, anunciaram as autoridades sanitárias do país nesta terça-feira (9).

 

"Ontem fomos informados de um primeiro caso de variante brasileira detectado na Suíça", disse a porta-voz do Ministério da Saúde, Virginie Masserey, em entrevista coletiva.

Ao menos outros nove países já registraram casos de Covid-19 ligados à cepa identificada pela primeira vez no estado brasileiro do Amazonas. Na segunda (8), a Argentina anunciou também ter encontrado esta variante em amostras retiradas de viajantes que estiveram no Brasil.

No entanto, a maior parte das infecções na Suíça estão vinculadas à mutação britânica do vírus – potencialmente mais transmissível. Segundo as autoridades sanitárias do país, pelo menos 1,6 mil infecções recentes estão ligadas a esta linhagem.

Além do Brasil, Reino Unido e África do Sul também registraram outras mutações do Sars-Cov-2 que chamam a atenção das autoridades sanitárias que tentam entender como elas interferem na eficácia das vacinas já aprovadas para o controle da pandemia.

A Suíça, um país com cerca de 8,6 milhões de habitantes, já registrou mais de 533 mil casos de Covid-19 e mais de 8,9 mil mortes por complicações causadas pelo coronavírus. 

Comentários