A ideia de Musk é criar uma nova cidade, chamada Starbase (“base espacial”, em inglês), na qual o sistema financeiro seria baseado em criptomoedas.
O local abriga hoje a base de lançamentos e a fábrica da SpaceX na qual é desenvolvido o foguete para viagens espaciais Starship, com o qual o empresário – sétima pessoa mais rica do mundo atualmente, com patrimônio estimado em US$ 164 bilhões, segundo o ranking da revista americana “Forbes” – espera levar uma nave a Marte até 2024 e, depois, repetir a viagem para conduzir pessoas ao planeta vermelho até 2026.
O contato da SpaceX com as autoridades foi confirmado na terça-feira (3) por Eddie Treviño, um juiz do condado de Cameron, no Texas, segundo informações da “Forbes”. De acordo com o juiz, o poder público estaria aberto a avaliar a oferta de incorporação, desde que em acordo com as leis e regulamentos locais, em um processo que pode demorar.
A notícia veio depois que Musk fez uma publicação misteriosa no Twitter com os dizeres: “Criando a cidade de Starbase, Texas”. Depois, também na rede social, ele acrescentou que estaria planejando incorporar uma área “muito maior” que Boca Chica, em um sinal de que seus planos de urbanização podem ser ainda mais ambiciosos.
Na mesma sequência de mensagens, Musk respondeu a um usuário que a cidade seria “completamente dog friendly”, ou seja, receptiva a animais domésticos. E, talvez brincando, talvez não, disse ainda que o sistema financeiro de Starbase seria baseado na dogecoin.