A Rússia está pronta para promover contatos diretos entre Israel e a liderança palestina e trabalhar para uma reunião de alto nível do Quarteto do Oriente Médio que medeia o processo de paz israelense-palestino, disse o ministro das Relações Exteriores russo na quarta-feira.
O ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse depois de se reunir com seu homólogo palestino Riad al-Maliki: “Enfatizamos nossa prontidão para facilitar o diálogo direto entre palestinos e israelenses a fim de resolver todas as questões fundamentais sobre o status final”.
Lavrov disse que a Rússia considera crucial realizar uma reunião de nível ministerial do Quarteto, que consiste na Rússia, nos Estados Unidos, na União Europeia e nas Nações Unidas.
O ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, al-Maliki, disse que o governo do presidente dos Estados Unidos Joe Biden “está novamente ciente de sua responsabilidade no Quarteto … Esperamos que isso crie um novo ambiente de confiança”.
Al-Maliki disse que durante a presidência de Donald Trump, “a administração americana mostrou que se inclinava abertamente para Israel. Com base nessa experiência, entendemos que não podemos voltar a essa situação.”