Covid-19 desencadeou a próxima [e última] grande crise financeira
MUNDO
Publicado em 06/05/2021

O que resta são as ‘sinergias fatais’ de dívidas e alavancagens crescentes, retornos decrescentes de estímulos, a substituição de crédito por poupança e o tsunami deflacionário que se aproxima que estourou todas as bolhas especulativas.

Covid-19 desencadeou a próxima [e última] grande crise financeira

Fonte: Thoth3126/ Of Two Minds

Imagine uma casa que já foi modesta, mas robusta, construída perto de um penhasco para maximizar as vistas. Ao longo das décadas, a fundação degradou-se lentamente e a casa aproximou-se imperceptivelmente da beira instável da falésia. Aqueles que observaram a derrapagem e o potencial para um eventual desastre foram ridicularizados como alarmistas ou foram completamente ignorados.

Dada a localização e vistas invejáveis, a casa aumentou em valor e uma série de adições cada vez mais espalhafatosas foram adicionadas, obscurecendo completamente o exterior modesto com imitações baratas de materiais duradouros e testados pelo tempo (acabamento de plástico e frágeis folheados de mármore falso ) Os alicerces desses acréscimos ostentosos eram descuidados, rasos e mal feitos, já que o objetivo não era durabilidade, mas aparência.

As adições de baixa qualidade aceleraram o deslizamento para a beira do penhasco instável e, em 2019, o deck de observação se separou e bateu no desfiladeiro abaixo. Os reparos foram rápidos e os residentes tiveram a garantia de que tudo estava bem – na verdade, melhor do que nunca.

Em 2020, a base fraca da adição mais espalhafatosa e de menor qualidade desmoronou.A resposta dos proprietários foi preencher a fenda cada vez maior na estrutura em decomposição e aplicar uma nova camada de tinta. Lá esta – tudo como novo, os residentes foram informados.

Mas isso não era verdade. A casa agora está balançando na beira de um penhasco precariamente instável. Ironicamente, a grande maioria dos residentes mudou-se para a sala de jogos, que agora está suspensa no ar. O menor movimento derrubará toda a estrutura decadente do penhasco.

Essa estrutura decadente e precariamente instável é a economia dos EUA, e o vírus Covid-19 foi o catalisador que empurrou a economia até o limite. Gordon Long e eu discutimos as causas e consequências em nosso novo programa de vídeo, Covid Has Triggered The Next Great Financial Crisis (34:46).

 

A principal entre as muitas causas da falência do sistema é uma muito básica e fácil de entender: a América consumiu mais do que produziu por décadas e preencheu a lacuna com importações compradas com dinheiro emprestado e moeda criada [papel impresso] do nada.

Comentários