Conhecido como “jogo dos espíritos”, do tabuleiro, “jogo do copo” ou simplesmente “Quija”, a prática retratada como uma “brincadeira” que consiste em invocar entidades do mundo espiritual vem fazendo novas vítimas, dessa vez na Colômbia.
De acordo com informações do portal jornalístico, 36 crianças foram parar no hospital, após manipularem o tabuleiro Quija numa escola de Timbiquí. Os menores, ainda segundo a reportagem, tiveram que ser socorridos as pressas.
As crianças chegaram ao hospital apresentando sintomas como convulsões, perda de visão temporária e quadros críticos de ansiedade. O diretor da unidade escolar, Emílio Balanta, classificou a situação como “diabólica”, dando a entender que os menores podem ter sofrido ataque demoníaco, de fato.
“É um fenômeno muito incomum o que ocorreu”, disse ele. “Uma menina começou a se debater e os outros a agarraram para ela não se machucar, depois outra começou a ter o mesmo problema. São 36 alunos, são crianças de todas as idades.”
“É o que se acredita, foi uma situação diabólica. Não há explicação para o que aconteceu, não há”, reforçou o diretor do colégio colombiano.
Alerta aos pais
Por meio das redes sociais, a professora cristã Verônica Rodrigues lembrou que nem tudo se trata de brincadeira, especialmente quando o assunto é o Jogo dos Espíritos, algo cujo propósito é explicitamente a comunicação com entidades malignas.
“Pais precisam entender que a nossa luta é, antes de tudo, espiritual! As crianças são o alvo, pois são a próxima geração de adoradores”, comentou a docente.
Vale ressaltar que não é a primeira vez em que relatos desse tipo, envolvendo o tabuleiro Quija, são registrados. Em março desse ano, por exemplo, outras 28 jovens, todas meninas, foram internadas com crises de ansiedade, desmaios e outros sintomas semelhantes, segundo o jornal.