UMA NOVA ORDEM ECONÓMICA GLOBAL? ALIANÇA BRICS CRESCE E VISA DESTRONAR O DÓLAR
MUNDO
Publicado em 15/01/2024

 Uma aliança internacional de vários países tem pressionado para minar o poder do dólar americano.

As nações BRICS compreendem quase metade da população mundial, possuem perto de metade do petróleo mundial e querem destronar o dólar como moeda de reserva mundial.

Este conjunto de economias emergentes cujo nome, BRICS, é um acrónimo para os membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, duplicou de tamanho em 1 de Janeiro, acrescentando o Egipto, a Etiópia, o Irão, a Arábia Saudita e os Emirados Arabes Unidos.

Mais de 30 outras nações manifestaram interesse em juntar-se a este grupo que quer abandonar o dólar e estabelecer uma nova ordem económica global.

O especialista cambial James Rickards culpa o governo dos EUA pela criação deste rival económico.

"Você pergunta: 'Por que isso está acontecendo?' E a resposta é que transformamos o dólar numa arma", disse-nos Rickards. "E se você está recebendo isso, a Rússia descobriu da maneira mais difícil. Mas se você é China, Brasil, Índia, muitos outros países, o que você está se perguntando agora é: 'Ei, o que acontecerá se os Estados Unidos acordarem um dia e decidirem que não gostam do que estou fazendo?'''

Mas se os BRICS conseguiriam realmente criar uma moeda que ultrapassasse o dólar está em debate. Embora a ameaça de a moeda ultrapassar o dólar deixe algumas pessoas nervosas, muitos especialistas veem demasiados obstáculos para que isso aconteça num futuro próximo.

 

Rickards diz: "Cerca de 60 por cento das reservas globais estão em títulos denominados em dólares.

Agora, isso não é fácil de derrubar. Mesmo que você não goste do dólar, você tem que se perguntar:'Onde existe um mercado de títulos grande o suficiente para absorver as poupanças (necessidade de um local para depositar)?' E não há nenhum."

O analista financeiro Peter Earl, do Instituto Americano de Pesquisa Econômica, diz:"Para que uma moeda do BRICS realmente decolasse, eles teriam que criar algo melhor que o dólar, simplesmente. Mas não é simples de tazer. Das muitas ideias que toram lançadas, apenas o ouro ou talvez algum tipo de moeda estável, que é uma criptomoeda especializada e resistente à inflação, teria uma chance."

Comentários