Novo órgão humano é descoberto no crânio após passar despercebido por mais de 300 anos
A medicina não para de nos surpreender, anteriormente já vimos exemplos incríveis de órgãos artificiais como o primeiro olho biônico do mundo a ser implantado em uma pessoa e uma técnica revolucionária que torna órgãos transparentes. Entretanto hoje um novo órgão humano foi descoberto no crânio após mais de 300 anos de estudo da anatomia humana.
O novo órgão é um par de glândulas salivares localizado acima do palato e atrás do nariz e foi descoberto pelo Dr. Wouter Vougel e sua equipe do Instituto do Câncer da Holanda ao analisar tomografias cerebrais de alta resolução. Veja onde elas estão localizadas:
O par de glândulas foi nomeado como glândulas tubárias por conta delas estarem localizadas acima do chamado tórus tubário. O artigo publicado na revista Radiotherapy & Oncology ainda cita a importância da descoberta, que é inédita em mais de 300 anos de estudo da anatomia humana, pois as glândulas estão muito bem escondidas na estrutura craniana.
Para se ter uma ideia, os especialistas dizem que somente seria possível encontrá-las caso cientistas estivessem procurando exatamente por elas por meio de um exame de varredura PSMA PET/CT, que é geralmente empregado na procura de tumores.
Além disso, vale dizer que a descoberta ainda precisa ser validada por mais estudos, mas os especialistas já encontraram as glândulas em dois cadáveres, de um homem e uma mulher, validando ainda mais a descoberta que pode mudar a forma como médicos de todo o mundo podem analisar doenças da região.