Eles estão saqueando o Walmart agora na Filadélfia esta noite
MUNDO
Publicado em 30/10/2020

Tumultos na Filadélfia, saques estouram enquanto o Walmart e outras lojas são saqueados

Os manifestantes na Filadélfia saquearam lojas e entraram em confronto com a polícia na noite de terça-feira em uma segunda noite consecutiva de agitação provocada pela morte de Walter Wallace, um homem negro, pela polícia.

Imagens transmitidas pelo canal de notícias local KYW-TV mostraram pessoas entrando em uma loja Foot Locker e em um Walmart no bairro de Port Richmond, a nordeste do centro da cidade, antes de ressurgir armadas com televisores e outros produtos.

A polícia disse que cerca de 1.000 pessoas estiveram envolvidas no saque e emitiu um aviso para que outras pessoas evitem a área de Castor e Aramingo como resultado dos empreendimentos.

O Escritório de Gerenciamento de Emergências da Filadélfia também pediu às pessoas que evitem as vizinhanças, dizendo que as autoridades solicitaram que os residentes em vários distritos "permanecessem em casa, exceto quando necessário".

 

"O Departamento de Polícia da Filadélfia está solicitando que todos os residentes nos distritos 12, 16, 18, 19, 24, 25 e 26 permaneçam dentro de casa, exceto quando necessário", tuitou a agência. "Essas áreas estão passando por manifestações generalizadas que se tornaram violentas com saques."

Elijah Schaffer, um repórter da agência de mídia de direita BlazeTV, afirmou ter sido atacado pelos participantes do saque, alegando que foi alvo de "desordeiros enquanto eles saqueavam mais de uma dúzia de lojas".

 

“Embora sofrendo, não parei de reportar porque os americanos precisam ver o que a mídia corporativa se recusa a mostrar”, ele tuitou.

Na terça-feira, a polícia e os manifestantes entraram em confronto na parte oeste da Filadélfia, onde Wallace foi morto na tarde de segunda-feira após supostamente abordar policiais enquanto segurava uma faca.

Um protesto na área, que começou com uma marcha pacífica, mais tarde se tornou violento perto de uma delegacia de polícia quando os manifestantes encontraram um punhado de policiais.

 

Vários dos manifestantes posteriormente atiraram tijolos, lâmpadas e pedras na polícia, deixando um policial ferido, segundo a equipe da CNN.

Em sua maior parte, os confrontos de terça-feira pareceram ser menores em escala e intensidade do que os de segunda-feira, o que deixou 30 policiais feridos e resultou em mais de 90 prisões.

 

O governador da Pensilvânia, Tom Wolf, um democrata, mobilizou a Guarda Nacional do estado na terça - feira para ajudar a polícia a patrulhar as manifestações e manter a ordem.

A turbulência em curso inicialmente irrompeu horas depois que um vídeo de um transeunte foi postado nas redes sociais na segunda-feira mostrando dois policiais abrindo fogo contra Wallace depois de avisá-lo para largar a faca que estava segurando.

No vídeo, os policiais podem ser vistos recuando antes que a câmera seja cortada brevemente quando o tiroteio irrompe e Wallace desaba.

 

A polícia estava respondendo a uma chamada de emergência da família de Wallace, que disse que o jovem de 27 anos estava tendo um episódio de saúde mental.

Um advogado da família de Wallace disse que ele sofria de transtorno bipolar e que sua condição foi relatada por sua esposa aos policiais que o encontraram antes do tiroteio.

O prefeito da Filadélfia, Jim Kenney, disse que as imagens do incidente apresentam "questões difíceis" sobre as ações dos policiais envolvidos.

 

"Ontem à noite vimos mais evidências da angústia dos moradores negros e pardos de nossa cidade que lutaram suas vidas inteiras sob o racismo sistêmico", disse ele em uma coletiva de imprensa.

Kenney também expressou simpatia pelos policiais feridos nos protestos e pelos proprietários de negócios cujas lojas foram danificadas em meio aos distúrbios.

“Vandalismo e pilhagem não são formas aceitáveis ​​de expressão da Primeira Emenda”, disse ele, citando o direito constitucional à liberdade de expressão.

 

O Gabinete do Promotor Distrital da Filadélfia está atualmente investigando o tiroteio de Wallace, juntamente com a unidade de polícia encarregada de investigar tiroteios envolvendo policiais.

Comentários