Muito se fala o quão abençoado é o solo brasileiro. O Aquífero de Alter do Chão é uma prova desta afirmação. Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Esta reserva, além de existir, fica no Brasil.
Cerca de 80% da água da Amazônia encontra-se debaixo da terra. Recentemente, foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) um oceano subterrâneo, que comprovou a vastidão ainda inexplorada do lugar.
Em 1950, técnicos da Petrobras, enquanto funcionários buscavam petróleo, começaram a encontrar vestígios de que houvesse algum reservatório de água no lugar. Só nunca foi imaginado que seria o maior do mundo.
Segundo a pesquisa da UFPA, este aquífero possui reservas hídricas estimadas preliminarmente em 162.520 km³, sendo a maior que se tem conhecimento no planeta.
O “oceano” fica nas bacias do Marajó, Amazonas, Solimões e Acre. Para se ter ideia, a reserva de água equivale a mais de 150 quatrilhões de litros. O número expressivo é equivalente a 250 anos de abastecimento para toda a população mundial.
Toda esta água faz da Amazônia um lugar único, o que explica a resistência do presidente Jair Bolsonaro em abrir mão da soberania do Brasil sobre o local. Estas riquezas também deixam claro o interesse de outros países no lugar.