Bill Gates comenta profecia de pandemia: 'Nos prepararemos para a próxima'
MUNDO
Publicado em 08/01/2021

Em 2015, Bill Gates pareceu prever a pandemia que o mundo enfrenta hoje em um "Ted Talk" (série de palestras motivacionais). Ontem, em entrevista a Trevor Noah, no programa "The Daily Social Distancing Show", o cofundador da Microsoft falou sobre a antiga palestra e as medidas que devem ser tomadas no combate ao novo coronavírus.

A apresentação feita há cinco anos mostra Gates criando um cenário potencial que ressaltava o quão despreparado o mundo estaria para lidar com um surto de uma doença altamente contagiosa como a covid-19.

"Isso me mantém acordado à noite, mais do que guerra, o que não é pouca coisa", disse.

"E, no entanto, em termos de sistemática, ok, vamos fazer uma simulação e ver como chegaríamos ao setor privado para testes ou ventiladores e que tipo de quarentena faríamos - ao entrarmos nisso, não temos nada. Todo estado está sendo forçado a descobrir as coisas por conta própria. Não é o momento de uma guerra e fizemos 20 simulações de vários tipos de ameaças e garantimos que os treinamentos, comunicações, logística e todas essas peças se encaixem rapidamente", completou.

Gates também falou sobre as lições que podemos aprender com alguns países, como a China e a Coreia do Sul, a importância de aumentar e priorizar testes para ajudar a manter a taxa de casos atualizada e que a Fundação Bill e Melinda Gates está financiando pesquisas e o desenvolvimento de potenciais vacinas.

 

"Uma coisa em que me sinto bem é - essa é uma mudança tão grande para o mundo - que desta vez não será como o Ebola, que estava lá na África Ocidental ou na África Central", disse. "Desta vez, as dezenas de bilhões [de dólares] para manter os diagnósticos, a produção em espera, desta vez nos prepararemos para a próxima epidemia", finalizou.

Comentários