A BBC tomou a decisão de retirar do ar um vídeo polêmico que era considerado como “recurso escolar”, no qual crianças eram ensinadas que “há mais de 100 identidades de gênero”.
O vídeo do canal ‘BBC Teach’ apresentava a professora de Relações e Educação Sexual Kate Daniels dizendo a duas crianças que havia "diversas identidades de gênero".
"Portanto, sabemos que temos homens e mulheres, mas existem mais de 100, senão mais, identidades de gênero agora", disse ela.
Ela acrescentou: "Você tem algumas pessoas que podem se autodenominar homossexuais ou que dizem: 'Eu realmente não quero ser nada em particular, vou apenas ser eu'".
O vídeo integrava uma série criada para uso em escolas primárias, com crianças de 9 a 12 anos.
O material foi fortemente criticado por grupos como a ‘Coalition for Marriage’ (‘Coalizão pelo Casamento’), que o chamou de "incrivelmente perigoso", e também pela ‘Sociedade para a Proteção de Crianças Não Nascidas’ (SPUC), que disse que o vídeo é "corrosivo e corruptor".
"Os pais estão sob ataque e a BBC está quase no centro da acusação", disse Antonia Tully do SPUC na época.
A confirmação da retirada do vídeo veio em uma mensagem enviada à organização ‘Safe Schools Alliance’ (‘Aliança Escolas Seguras’), que liderou uma campanha prolongada contra o uso do vídeo nas escolas.
Em um comunicado à Aliança, a Equipe de Reclamações da BBC disse que o vídeo estava sendo retirado, não por causa de uma mudança de opinião sobre o conteúdo, mas porque o material teria sido "intencionalmente mal interpretado por partes da mídia e outros nas redes sociais".
"Como tal, seu propósito e intenção originais foram ofuscados", disse a BBC. "Com base nisso, tomamos a decisão de ‘aposentar’ o vídeo".
A ‘Safe Schools Alliance’ acolheu a decisão de suspender o vídeo, mas chamou a declaração da BBC de "hipócrita".
"O vídeo era biologicamente impreciso e prejudicava a proteção [das crianças]", disse. "Está longe de ser [esta relatada] a única preocupação em relação ao conteúdo da BBC Education."
A reviravolta ocorre depois que a BBC Bitesize foi forçada a remover um desenho animado que ensinava as crianças a apoiar seus amigos que mudaram seus pronomes de gênero.
O desenho mostrava três pessoas do sexo masculino em um vestiário e ao lado dos rótulos 'ele / ele', 'ela / ela' e 'eles / eles'.