Europa pede cúpula de vacinas de emergência depois que as picadas de AstraZeneca causaram sérios coágulos sanguíneos
MUNDO
Publicado em 19/03/2021

A União Europeia convocou uma Cúpula de Vacinas de Emergência depois que mais de 8 nações europeias decidiram parar de usar a vacina AstraZeneca COVID-19 devido a sérios incidentes com coágulos sanguíneos relatados em muitos países.

A EMA (Agência Européia de Medicamentos) deve realizar uma reunião de emergência após os estados da UE fazerem uma pausa em seus lançamentos da vacina AstraZeneca Covid-19. Esta reunião será realizada na quinta-feira para pensar sobre o próximo movimento após a decisão de suspensão tomada por muitos países da UE.

As autoridades relataram incidentes de coagulação do sangue associados a esta vacina. Esses incidentes ocorreram em pessoas que foram vacinadas com um lote de milhões de doses de AstraZeneca distribuídas em vários países da UE.

A EMA disse que estava observando a coagulação do sangue, bem como relatos de características incomuns, como baixo número de plaquetas relatado em um pequeno número de receptores da vacina AstraZeneca, acrescentando que a taxa de incidentes de coagulação não parecia "ser maior do que isso visto na população em geral. ”

Na segunda-feira, os reguladores disseram que o comitê analisará os dados na terça-feira e uma reunião será realizada na quinta-feira para decidir o próximo movimento.

Ele disse que, embora sua investigação esteja em andamento, “atualmente permanece a visão de que os benefícios da vacina AstraZeneca na prevenção de Covid-19, com seu risco associado de hospitalização e morte, superam os riscos de efeitos colaterais”.

Recentemente, um homem de 65 anos na Índia desmaiou e faleceu apenas cinco minutos após receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Ele foi injetado com dose de 0,5 ml da vacina Oxford AstraZeneca Covishield por via intramuscular.

Até o Ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, encarregado de implantar o programa de vacina contra o coronavírus da Austrália, foi hospitalizado apenas um dia após tomar a vacina AstraZeneca COVID-19.

De acordo com um relatório da Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha, a vacina Oxford-AstraZeneca COVID-19 é eficaz apenas 8% em pessoas com mais de 65 anos.

Três países europeus - Suécia, França e Alemanha - decidiram não usar a vacina AstraZeneca COVID-19 para pessoas com mais de 65 anos. Essa decisão foi tomada devido à falta de dados disponíveis sobre sua eficácia em idosos.

Para obter as atualizações mais recentes sobre o surto, consulte nossa Cobertura do Coronavirus.

 

Envie suas dicas e sugestões escrevendo diretamente para nós. Junte-se a nós no WhatsApp para mais informações e atualizações.

Comentários